Pular para o conteúdo principal

HISTÓRIA E CULTURA: peça sobre a Guerrilha do Araguaia será encenada em Xambioá


As guerrilheiras que morreram em um dos mais importantes e violentos conflitos armados da História Brasileira, que foi a sangrenta Guerrilha do Araguaia, ocorrida entre 1972 e 1975 será contada no espetáculo ‘Guerrilheiras ou para a terra não há desaparecidos’.

A circulação do espetáculo foi viabilizada pela Estatal Petrobras, através do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura pelos estados do Pará e Tocantins, além das apresentações em Goiânia e Brasília.


O programa faz parte de um processo de uma seleção pública que tem como objetivo contemplar projetos de circulação de espetáculos teatrais não inéditos, em parceria do Ministério da Cultura.
A peça é dedicada à Dinalva, Dinaelza, Helenira, Maria Lucia, Áurea, Luiza, Lucia Maria, Telma, Maria Célia, Jana, Suely e Walkiria, aos moradores da região do Araguaia que abriram suas casas e suas memórias à equipe do espetáculo e também é dedicada a Paulo Fonteles Filho, filho do opositor do Regime Militar Paulo Fonteles, amigo do grupo carinhosamente chamado de ‘estrela-guia’. Que faleceu recentemente vítima de um infarto fulminante em Belém e acompanhou a trupe na preparação da peça e visita aos cenários que ocorreram os combates da Guerrilha do Araguaia.
A atração será apresentada em Palmas nos dias 02 e 03 de agosto, no Theatro Fernanda Montenegro; em Araguaína no dia 06 de agosto, no Espaço Cultural Artpalco; e em Xambioá, no Anfiteatro Élia Neves na Alameda Thiago Dias, no dia 08, às 20h.



Comentários

  1. Muito interessante memorizar as guerrilheiras mulheres corajosas e destemida.

    ResponderExcluir
  2. Acho muito oportuno neste século relembrar a covardia em nome da lei que os poderosos disimou dezenas de trabalhadoras e trabalhadores rurais que lutavam por vida digna.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Neno Vaz e Daniela Pontes oficializam o matrimônio em Xambioá

O contador e a professora trocaram as alianças na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, sob as bênçãos do Padroeiro da Cidade A professora de história Daniela Pontes e o contador Neno Vaz , de Xambioá, oficializaram a união em casamento realizado no dia 02 dedezembro, na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, na presença de amigos e familiares, em uma cerimônia marcada pela emoção, pela alegria e pelos votos de felicidade. O casal recebeu os pparabénse os votos de felicidade dos convidados, dentre eles várias autoridades de Xambioá, Piraquê, Nazaré e diversos municípios vizinhos e do entorno de Xambioá, no Hotel Tomazini, em um almoço regado à descontração e cumprimentos pela união dos dois. Os papais do pequeno Miguel Vaz foram casados em cerimônia presidida pelo Pároco Local de Xambioá, o Sacerdotes Católico Eliezio Nascimento que em sua homilia falou sobre a união dos casais e o amor cristão. Neno Vaz que é de família tradicionalmente católica apostólica romana destacou que ...

Luiz Alves Pereira, pioneiro da educação, política e administração pública é homenageado com nome de Avenida em Xambioá

O projeto foi apresentado na Câmara Municipal pelo Vereador Felipe do Manchão Luiz Alves Pereira (Luiz Professor) é homenageado com nome de uma rua em Xambioá, no Norte do Tocantins, após aprovação de Projeto, de autoria do Vereador Felipe do Manchão, que altera o nome da Avenida C, no Setor Leste, para Avenida Luiz Alves Pereira. Luiz Alves Pereira, conhecido como Luiz Professor, faleceu no dia 26 de março, aos 77 anos de idade, vítima de infarto, o pioneiro do Município de Xambioá, foi Professor, no entanto exerceu diversas funções além do magistério, como por exemplo, a de Secretário de Finanças e Fazenda do Município em várias administrações municipais (1971-1973, 1992-1996, 2009-2012), foi Vereador, inclusive assumiu a função de relator da primeira Lei Orgânica do Município, destacou-se também como técnico contábil e de forma pioneira instalou um escritório de contabilidade em Xambioá. "Uma alegria imensa é o que sentimos todos que tivemos a oportunidade de conhecer e con...

Senadora Kátia Abreu participará da plenária regional do Partido Progressistas em Xambioá

  A Plenária Regional do Partido Progressistas será realizada em Xambioá com a presença da Senadora Kátia Abreu, que é a presidente do Diretório Regional da sigla no Estado do Tocantins.  O evento acontecerá às 19h30 desta segunda-feira, 06, no auditório do Hotel Tomazzini. Diversas autoridades e lideranças confirmaram a presença nesse encontro que tem como foco fortalecer a democracia e debater os rumos do partido. Kátia Abreu foi Deputada Federal e eleita Senadora para dois mandatos consecutivos, foi Ministra da Agricultura, atualmente é uma das mais influentes senadoras do país.