Pular para o conteúdo principal

III SEMANA DE TURISMO DA UFT TROUXE DISCUSSÕES ACERCA DO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA

III SEMANA DE TURISMO DA UFT
Entre os dias 17 e 18 de Novembro o Colegiado de Gestão em Turismo da Universidade Federal do Tocantins, realizou a III Semana de Turismo/III SEMATUR, com o tema Planejamento e Gestão/Turismo de Base Comunitária, onde alunos, professores e convidados puderam assistir a mesas redondas com líderes comunitários, atrações culturais e ver a apresentação de artigos científicos.
Os participantes puderam assistir a palestra com a Professora Simone Fortes, onde ela compartilhou discussões acerca do Turismo de Base Comunitária e espírito empreendedor no México, com o professor Laércio Falcão puderam observar as experiências de Turismo de Base Comunitária na Amazônia.
Para encerrar as atividades da III Semana de Turismo da UFT, o índio Adriano Karajá, coordenador do Grupo de Trabalhos Indígenas, que falou um pouco da cultura dos índios e as impressões da sua comunidade em relação ao turismo, em seguida foi apresentada uma riquíssima palestra sobre associativismo e cooperativismo com a professora Agelita de Oliveira Almeida, que expôs aos alunos e demais participantes a importância do cooperativismo nos serviços que envolvem o turismo de base comunitária.
Entre os intervalos das palestras o público presente pode contar com repertório eclético do intérprete Hugo Ramalho que levou canções que viajou da Música Popular Brasileira ao Sertanejo Romântico.
Os organizadores do evento, membros do Colegiado de Gestão em Turismo e alunos realizaram uma avaliação positiva das atividades realizada pelos participantes na III SEMATUR.
Ao final do evento, foi realizado um sorteio de um jantar para duas pessoas na La Fontana Pizzaria e Restaurant. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neno Vaz e Daniela Pontes oficializam o matrimônio em Xambioá

O contador e a professora trocaram as alianças na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, sob as bênçãos do Padroeiro da Cidade A professora de história Daniela Pontes e o contador Neno Vaz , de Xambioá, oficializaram a união em casamento realizado no dia 02 dedezembro, na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, na presença de amigos e familiares, em uma cerimônia marcada pela emoção, pela alegria e pelos votos de felicidade. O casal recebeu os pparabénse os votos de felicidade dos convidados, dentre eles várias autoridades de Xambioá, Piraquê, Nazaré e diversos municípios vizinhos e do entorno de Xambioá, no Hotel Tomazini, em um almoço regado à descontração e cumprimentos pela união dos dois. Os papais do pequeno Miguel Vaz foram casados em cerimônia presidida pelo Pároco Local de Xambioá, o Sacerdotes Católico Eliezio Nascimento que em sua homilia falou sobre a união dos casais e o amor cristão. Neno Vaz que é de família tradicionalmente católica apostólica romana destacou que ...

Luiz Alves Pereira, pioneiro da educação, política e administração pública é homenageado com nome de Avenida em Xambioá

O projeto foi apresentado na Câmara Municipal pelo Vereador Felipe do Manchão Luiz Alves Pereira (Luiz Professor) é homenageado com nome de uma rua em Xambioá, no Norte do Tocantins, após aprovação de Projeto, de autoria do Vereador Felipe do Manchão, que altera o nome da Avenida C, no Setor Leste, para Avenida Luiz Alves Pereira. Luiz Alves Pereira, conhecido como Luiz Professor, faleceu no dia 26 de março, aos 77 anos de idade, vítima de infarto, o pioneiro do Município de Xambioá, foi Professor, no entanto exerceu diversas funções além do magistério, como por exemplo, a de Secretário de Finanças e Fazenda do Município em várias administrações municipais (1971-1973, 1992-1996, 2009-2012), foi Vereador, inclusive assumiu a função de relator da primeira Lei Orgânica do Município, destacou-se também como técnico contábil e de forma pioneira instalou um escritório de contabilidade em Xambioá. "Uma alegria imensa é o que sentimos todos que tivemos a oportunidade de conhecer e con...

Carta aberta ao povo de Xambioá

A segurança pública e o combate à violência é o gargalo da sociedade contemporânea, criar os mecanismos eficazes de combate ao crime, em especial ao tráfico de drogas, é o grande desafio dos governantes, e a grande cobrança da sociedade civil. Recentemente em Xambioá, aconteceu uma audiência pública para debater o tema, há de se destacar a nobreza da atitude do parlamentar em convocar uma audiência para debater, mas, no entanto as ações concretas vão muito além de debates acalorados e tentativa de impor autoridade com frases “ me respeite”, destaca-se de início que em ambientes públicos com debates, reza a liturgia do respeito que os tempos de falas são distribuídos para cada um orador faça uso da palavra, e os demais presentes, respeitem quem no momento faz uso, interromper intrinsecamente, é sim falta de preparo e desrespeito. No Estado Democrático de Direito, ter direito a voz e a fala, é essencial para o fortalecimento da nossa Democracia, para o amadurecimento do debate e para...