Pular para o conteúdo principal

DOCUMENTÁRIO ARAGUAIA É LANÇADO EM XAMBIOÁ

Em Xambioá nas comemorações da Semana Social da Terra e da Água Padre Josimo, o filme Araguaia, um documentário de Dagmar Pires, coordenado pela Comissão de Justiça e Paz Dominicana sobre a Ditadura Militar e suas consequências na região do Baixo Araguaia foi exibido no pátio da Escola Paroquial São Miguel na noite deste sábado(14).
Estavam presentes no evento os produtores do documentário, o Frei Dominicano José Fernandes, a Cineasta Dagmar Talga, além de colaboradores como o Professor da UEG do Campus de Goiás Velho Murilo Mendonça Oliveira de Sousa.
O evento foi aberto com o músico Luís Salgado que apresentou sua cantoria popular aos convidados da noite que entre eles estavam as pessoas foram as personagens do documentário, dando a contribuição valiosa para a elucidação da história.
Além do músico Luís Salgado, as pessoas puderam ainda prestigiar a apresentação do cantor local Manoel Izidório que colaborou com o evento, levando aos espectadores um pouco do seu repertório da cultura regional Xambioaense, interpretando canções que já fazem parte do portfólio artístico da gente Xambioaense.
O filme tem duração de 38 minutos, conta a participação de diversos atores sociais que colaboram com a luta pelo desvendar da Guerrilha do Araguaia e pelo mistério imposto pelos militares para que as verdades sobre a atuação das forças armadas não sejam efetivamente mostradas.
As pessoas que colaboraram com os depoimentos contidos na produção, são vítimas da repressão instaurada a partir de 1964 com a instauração do Golpe Militar que cassou direitos políticos e sociais de militantes e simpatizantes da democracia representativa.
Após a exibição do documentário as pessoas puderam debater sobre o tema Guerrilha do Araguaia, que é uma das mais marcantes épocas da história de Xambioá, visto que o Município teve neste período (1972-1975) aquartelado em suas terras aproximadamente 10.000 (dez Mil homens) nas três campanhas de combate aos guerrilheiros do Araguaia.




Comentários

  1. Muito Simpaticíssimo a Cineasta Dagmar Talga e cantor e compositor Luiz Salgado de MG onde já teve participações com dupla de mesmo estado os Renomados Pena Branca & Xavantinho e mais a s companha agradavel de seus colegas onde ser pernoitaram em Hotel Rio Araguaia, e que com bate papo informal prometendo fazer parcerias com ACIX na divulgação desta Historia sobre a guerrilha do Araguaia que até então muito camuflada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Neno Vaz e Daniela Pontes oficializam o matrimônio em Xambioá

O contador e a professora trocaram as alianças na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, sob as bênçãos do Padroeiro da Cidade A professora de história Daniela Pontes e o contador Neno Vaz , de Xambioá, oficializaram a união em casamento realizado no dia 02 dedezembro, na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, na presença de amigos e familiares, em uma cerimônia marcada pela emoção, pela alegria e pelos votos de felicidade. O casal recebeu os pparabénse os votos de felicidade dos convidados, dentre eles várias autoridades de Xambioá, Piraquê, Nazaré e diversos municípios vizinhos e do entorno de Xambioá, no Hotel Tomazini, em um almoço regado à descontração e cumprimentos pela união dos dois. Os papais do pequeno Miguel Vaz foram casados em cerimônia presidida pelo Pároco Local de Xambioá, o Sacerdotes Católico Eliezio Nascimento que em sua homilia falou sobre a união dos casais e o amor cristão. Neno Vaz que é de família tradicionalmente católica apostólica romana destacou que ...

Luiz Alves Pereira, pioneiro da educação, política e administração pública é homenageado com nome de Avenida em Xambioá

O projeto foi apresentado na Câmara Municipal pelo Vereador Felipe do Manchão Luiz Alves Pereira (Luiz Professor) é homenageado com nome de uma rua em Xambioá, no Norte do Tocantins, após aprovação de Projeto, de autoria do Vereador Felipe do Manchão, que altera o nome da Avenida C, no Setor Leste, para Avenida Luiz Alves Pereira. Luiz Alves Pereira, conhecido como Luiz Professor, faleceu no dia 26 de março, aos 77 anos de idade, vítima de infarto, o pioneiro do Município de Xambioá, foi Professor, no entanto exerceu diversas funções além do magistério, como por exemplo, a de Secretário de Finanças e Fazenda do Município em várias administrações municipais (1971-1973, 1992-1996, 2009-2012), foi Vereador, inclusive assumiu a função de relator da primeira Lei Orgânica do Município, destacou-se também como técnico contábil e de forma pioneira instalou um escritório de contabilidade em Xambioá. "Uma alegria imensa é o que sentimos todos que tivemos a oportunidade de conhecer e con...

Senadora Kátia Abreu participará da plenária regional do Partido Progressistas em Xambioá

  A Plenária Regional do Partido Progressistas será realizada em Xambioá com a presença da Senadora Kátia Abreu, que é a presidente do Diretório Regional da sigla no Estado do Tocantins.  O evento acontecerá às 19h30 desta segunda-feira, 06, no auditório do Hotel Tomazzini. Diversas autoridades e lideranças confirmaram a presença nesse encontro que tem como foco fortalecer a democracia e debater os rumos do partido. Kátia Abreu foi Deputada Federal e eleita Senadora para dois mandatos consecutivos, foi Ministra da Agricultura, atualmente é uma das mais influentes senadoras do país.