Pular para o conteúdo principal

Deputada Valderez apresenta 11 emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias

 


A deputada estadual Valderez Castelo Branco (Republicanos) apresentou onze emendas aditivas no Projeto de Lei (PL) nº 25/2022, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2023 no Estado do Tocantins. A previsão é que o PL seja votado na próxima segunda-feira (04), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleto).

Abaixo, as prioridades e metas estabelecidas pela deputada na apresentação das emendas.

Fomento a arte, a cultura e o desenvolvimento social

As emendas aditivas nº 53 e 54 preveem a aquisição de veículos para atender às ações culturais e sociais do Estado. Considerando a necessidade de melhoria na estrutura e no desenvolvimento das áreas, os veículos objetivam sanar demandas urbanas e rurais, além do fortalecimento técnico-operacional dos serviços públicos.

A emenda nº 60 prevê o apoio para a realização de eventos culturais no Tocantins, como as temporadas de praia, festas juninas, Carnaval, Dia das Mães e muitos outros.

Desenvolvimento da infraestrutura logística do Estado

A emenda nº 55 prevê a pavimentação da estrada que liga os municípios de Santa Fé do Araguaia, Muricilândia e Aragominas, iniciando no povoado Cocalinho e passando pelos PAs Reunidas, Baviera e Vitória Régia.

A emenda nº 56 prevê o início da duplicação do trecho que liga os municípios de Palmas, Lajeado, Miracema e Miranorte, respectivamente na TO-010, TO-445 e TO-342.

A emenda nº 57 prevê a pavimentação da TO-239, no trecho que liga o município de Presidente Kennedy a Itaporã.

A emenda nº 58 prevê a pavimentação da TO-424, no trecho que liga o município de Babaçulândia, passando pelo povoado Cana Brava.

Construção de novos Colégios Militares

Na prioridade “Adequação da estrutura física, equipamentos e mobiliários”, a deputada Valderez apresentou a emenda nº 59, que prevê a construção de Colégios Militares nos setores Costa Esmeralda e Lago Sul em Araguaína.

Fortalecimento o setor agroindustrial

A emenda nº 61 prevê apoio para a realização de eventos agropecuários em todo o Estado como exposições, feiras, vitrines de negócios e conferências, de forma a movimentar a economia local, além de proporcionar a geração de emprego e renda.

A emenda nº 114 prevê a implantação de tanques-rede e escavação de Tanques para a produção de peixes com o objetivo de oferecer sustentabilidade alimentar e renda para as famílias produtoras.

Continuação do Programa TO Mais Jovem

Para a parlamentar, o programa é essencial no combate ao desemprego e qualificação profissional dos jovens tocantinenses. Por isso, a emenda nº 85, de sua autoria, prevê a capacitação e contratação de 6 mil jovens entre 16 e 21 anos no próximo ano.

LDO

A LDO executa o papel de grande importância na questão de planejamento do setor público, por estabelecer diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e fixar normas para a execução das despesas. Além disso, com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), ela assume função central na política fiscal do Poder Público, mediante a fixação de metas fiscais aplicáveis à elaboração e execução do orçamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neno Vaz e Daniela Pontes oficializam o matrimônio em Xambioá

O contador e a professora trocaram as alianças na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, sob as bênçãos do Padroeiro da Cidade A professora de história Daniela Pontes e o contador Neno Vaz , de Xambioá, oficializaram a união em casamento realizado no dia 02 dedezembro, na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, na presença de amigos e familiares, em uma cerimônia marcada pela emoção, pela alegria e pelos votos de felicidade. O casal recebeu os pparabénse os votos de felicidade dos convidados, dentre eles várias autoridades de Xambioá, Piraquê, Nazaré e diversos municípios vizinhos e do entorno de Xambioá, no Hotel Tomazini, em um almoço regado à descontração e cumprimentos pela união dos dois. Os papais do pequeno Miguel Vaz foram casados em cerimônia presidida pelo Pároco Local de Xambioá, o Sacerdotes Católico Eliezio Nascimento que em sua homilia falou sobre a união dos casais e o amor cristão. Neno Vaz que é de família tradicionalmente católica apostólica romana destacou que ...

Luiz Alves Pereira, pioneiro da educação, política e administração pública é homenageado com nome de Avenida em Xambioá

O projeto foi apresentado na Câmara Municipal pelo Vereador Felipe do Manchão Luiz Alves Pereira (Luiz Professor) é homenageado com nome de uma rua em Xambioá, no Norte do Tocantins, após aprovação de Projeto, de autoria do Vereador Felipe do Manchão, que altera o nome da Avenida C, no Setor Leste, para Avenida Luiz Alves Pereira. Luiz Alves Pereira, conhecido como Luiz Professor, faleceu no dia 26 de março, aos 77 anos de idade, vítima de infarto, o pioneiro do Município de Xambioá, foi Professor, no entanto exerceu diversas funções além do magistério, como por exemplo, a de Secretário de Finanças e Fazenda do Município em várias administrações municipais (1971-1973, 1992-1996, 2009-2012), foi Vereador, inclusive assumiu a função de relator da primeira Lei Orgânica do Município, destacou-se também como técnico contábil e de forma pioneira instalou um escritório de contabilidade em Xambioá. "Uma alegria imensa é o que sentimos todos que tivemos a oportunidade de conhecer e con...

Carta aberta ao povo de Xambioá

A segurança pública e o combate à violência é o gargalo da sociedade contemporânea, criar os mecanismos eficazes de combate ao crime, em especial ao tráfico de drogas, é o grande desafio dos governantes, e a grande cobrança da sociedade civil. Recentemente em Xambioá, aconteceu uma audiência pública para debater o tema, há de se destacar a nobreza da atitude do parlamentar em convocar uma audiência para debater, mas, no entanto as ações concretas vão muito além de debates acalorados e tentativa de impor autoridade com frases “ me respeite”, destaca-se de início que em ambientes públicos com debates, reza a liturgia do respeito que os tempos de falas são distribuídos para cada um orador faça uso da palavra, e os demais presentes, respeitem quem no momento faz uso, interromper intrinsecamente, é sim falta de preparo e desrespeito. No Estado Democrático de Direito, ter direito a voz e a fala, é essencial para o fortalecimento da nossa Democracia, para o amadurecimento do debate e para...