EDUCAÇÃO: formação continuada discute Base Nacional Curricular Comum e DCT Documento Curricular do Tocantins em Xambioá
A Prefeitura Municipal de Xambioá está realizando o IV Encontro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, desta vez com o tema “A BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e a Escola como espaço de formação humana e Integral: planejamento, estratégias de ensino e práticas sociais à luz do DCT (Documento Curricular do Tocantins).”
O evento acontece na Escola Municipal Dom Cornélio, entre os dias 27 e 29 de fevereiro, com palestras e minicursos voltados para a formação profissional dos agentes envolvidos na educação municipal.
Na abertura do encontro estavam presentes a servidora da Diretoria Regional de Ensino de Araguaína Antônia Verônica, a Secretária Municipal de Educação Ana Lúcia Fernandes Moura, os vereadores Paulo Lucena e Irmão Edson.
A Professora Ana Lúcia Fernandes, Secretária de Educação destacou que “as escolas estão climatizadas, receberam consideráveis melhorias na infraestrutura, no entanto o ponto principal é a valorização humana que a Prefeita Patrícia Evelin tem dado aos profissionais da educação, propiciando formações adequadas às equipes que trabalham com o alunado.”
A conferência de abertura “Ler na Escola: o desafio da formação integral” foi proferida pelo escritor e professor Rildo Cosson que é mestre em Teoria da Literatura, doutor em Letras e pós-doutorado em Educação, autor de diversos livros, entre os quais se destacam as obras Letramento literário: teoria e prática; Círculos de Leitura e Letramento Literário e Letramento Literário. É uma das maiores autoridades no assunto, tendo organizado livros, publicado artigos e participado de congressos nacionais e internacionais sobre letramento político e letramento literário. Atualmente, o conferencista é professor do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da Câmara dos Deputados e pesquisador do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.
Durante os três dias de formação continuada os profissionais irão discutir assuntos relacionados à educação infantil, interdisciplinaridade, alfabetização, letramento, avalição formativa, além de inclusão do estudante com deficiência com profissionais especialistas no assunto.
Fazem parte da formação continuada como formadores, a Professora Doutora Olívia Medeiros, o Professor Doutor Adailton, o Professor Doutor Márcio Melo, a Professora Mestra Khiara Antonella, Professora Especialista Priscila e a Professora Especialista Eneila de Cássia.
O evento acontece na Escola Municipal Dom Cornélio, entre os dias 27 e 29 de fevereiro, com palestras e minicursos voltados para a formação profissional dos agentes envolvidos na educação municipal.
Na abertura do encontro estavam presentes a servidora da Diretoria Regional de Ensino de Araguaína Antônia Verônica, a Secretária Municipal de Educação Ana Lúcia Fernandes Moura, os vereadores Paulo Lucena e Irmão Edson.
A Professora Ana Lúcia Fernandes, Secretária de Educação destacou que “as escolas estão climatizadas, receberam consideráveis melhorias na infraestrutura, no entanto o ponto principal é a valorização humana que a Prefeita Patrícia Evelin tem dado aos profissionais da educação, propiciando formações adequadas às equipes que trabalham com o alunado.”
A conferência de abertura “Ler na Escola: o desafio da formação integral” foi proferida pelo escritor e professor Rildo Cosson que é mestre em Teoria da Literatura, doutor em Letras e pós-doutorado em Educação, autor de diversos livros, entre os quais se destacam as obras Letramento literário: teoria e prática; Círculos de Leitura e Letramento Literário e Letramento Literário. É uma das maiores autoridades no assunto, tendo organizado livros, publicado artigos e participado de congressos nacionais e internacionais sobre letramento político e letramento literário. Atualmente, o conferencista é professor do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da Câmara dos Deputados e pesquisador do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.
Durante os três dias de formação continuada os profissionais irão discutir assuntos relacionados à educação infantil, interdisciplinaridade, alfabetização, letramento, avalição formativa, além de inclusão do estudante com deficiência com profissionais especialistas no assunto.
Fazem parte da formação continuada como formadores, a Professora Doutora Olívia Medeiros, o Professor Doutor Adailton, o Professor Doutor Márcio Melo, a Professora Mestra Khiara Antonella, Professora Especialista Priscila e a Professora Especialista Eneila de Cássia.
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