Pular para o conteúdo principal

XAMBIOÁ DESTINA PNEUS INSERVÍVEIS PARA A RECICLAGEM

Pneus inservíveis são destinados à reciclagem 
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente destinou aproximadamente 28 toneladas de pneus inservíveis para o mercado ou danificados, para a reciclagem. A destinação adequada desse material é possível devido a existência de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Xambioá e a Cooperativa Reciclanip (Cooperativa de Coleta de Pneus Inservíveis) que irá utilizar os pneus para reciclagem, dando uma destinação adequada ao material coletado.
Segundo a empresa que receptou os pneus, no Brasil uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.
A quantidade de pneus inservíveis no município tem aumentado consideravelmente nos últimos anos devido os serviços de transportes realizados para o apoio das atividades da Unidade da Votorantim Cimentos em Xambioá. 
O recolhimento ocorre trimestralmente ou quando houver a necessidade. A comunicação é mantida por meio da Secretaria de Meio Ambiente que aciona a empresa para que se possam levar os pneus.
Os pneus foram recolhidos pelos agentes de endemias em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes, nas borracharias e residências para serem armazenados em um local apropriado para protegê-los da chuva e diminuir o acúmulo de água que possibilitariam os focos de criadouros dos mosquitos transmissores de doenças aos seres humanos. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Neno Vaz e Daniela Pontes oficializam o matrimônio em Xambioá

O contador e a professora trocaram as alianças na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, sob as bênçãos do Padroeiro da Cidade A professora de história Daniela Pontes e o contador Neno Vaz , de Xambioá, oficializaram a união em casamento realizado no dia 02 dedezembro, na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, na presença de amigos e familiares, em uma cerimônia marcada pela emoção, pela alegria e pelos votos de felicidade. O casal recebeu os pparabénse os votos de felicidade dos convidados, dentre eles várias autoridades de Xambioá, Piraquê, Nazaré e diversos municípios vizinhos e do entorno de Xambioá, no Hotel Tomazini, em um almoço regado à descontração e cumprimentos pela união dos dois. Os papais do pequeno Miguel Vaz foram casados em cerimônia presidida pelo Pároco Local de Xambioá, o Sacerdotes Católico Eliezio Nascimento que em sua homilia falou sobre a união dos casais e o amor cristão. Neno Vaz que é de família tradicionalmente católica apostólica romana destacou que ...

Câmara Municipal de Xambioá aprova Projeto de Lei que cria novas secretarias e diretorias

Medida visa fortalecer a administração pública e promover ações voltadas para habitação e direitos da mulher. A Câmara Municipal de Vereadores de Xambioá aprovou, em Sessão Plenária Extraordinária realizada nesta terça-feira (14), um projeto de lei que cria novas secretarias e diretorias na estrutura administrativa do município. A proposta foi apresentada a pedido do prefeito Dr. Mayck Câmara e tem como objetivo aprimorar a gestão pública e atender demandas específicas da população. De acordo com a lei aprovada, as seguintes secretarias e diretorias foram criadas: 1. Secretaria Municipal de Habitação 2. Secretaria Municipal de Indústria e Comércio 3. Diretoria de Proteção e Direito da Mulher 4. Diretoria de Regularização e Assuntos Fundiários Um dos pontos destacados na nova estrutura administrativa é que a Pasta da Habitação será desvinculada da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, que passará a ser chamada apenas de Secretaria Municipal de Assistência Social. Essa ...

Luiz Alves Pereira, pioneiro da educação, política e administração pública é homenageado com nome de Avenida em Xambioá

O projeto foi apresentado na Câmara Municipal pelo Vereador Felipe do Manchão Luiz Alves Pereira (Luiz Professor) é homenageado com nome de uma rua em Xambioá, no Norte do Tocantins, após aprovação de Projeto, de autoria do Vereador Felipe do Manchão, que altera o nome da Avenida C, no Setor Leste, para Avenida Luiz Alves Pereira. Luiz Alves Pereira, conhecido como Luiz Professor, faleceu no dia 26 de março, aos 77 anos de idade, vítima de infarto, o pioneiro do Município de Xambioá, foi Professor, no entanto exerceu diversas funções além do magistério, como por exemplo, a de Secretário de Finanças e Fazenda do Município em várias administrações municipais (1971-1973, 1992-1996, 2009-2012), foi Vereador, inclusive assumiu a função de relator da primeira Lei Orgânica do Município, destacou-se também como técnico contábil e de forma pioneira instalou um escritório de contabilidade em Xambioá. "Uma alegria imensa é o que sentimos todos que tivemos a oportunidade de conhecer e con...