Pular para o conteúdo principal

I FESTIVAL DA POESIA XAMBIOENSE PREMIA POETAS DA CIDADE

Na noite desta quinta-feira(28) foi realizado em Xambioá o I Festival da Poesia Xambioaense que contou com a presença de escolas, sociedade civil, poetas, escritores e amantes da literatura atentamente ouvindo as declamações dos poetas que concorriam na categorias infantil, juvenil e adulto.
Como jurado estavam presentes os professores Vitor Veloso e Gildeína Gomes, ambos da cidade de Araguanã, agitadores culturais daquela cidade, além do já consagrado poeta Marlon Ferreira que é também é compositor tendo contribuído muito para a cultura de Xambioá.
Ao todo foram julgadas 17 poesias, selecionadas das 31 inscrições efetuadas, por uma comissão julgadora composta de pessoas imparciais e amantes da literatura.
O evento aconteceu no Anfiteatro Élia Neves, no centro da cidade, na Alameda Tiago Dias.
o I Festival da Poesia Xambioaense, foi realizado graças à uma parceria firmada entre a Secretaria de Cultura e Turismo e o Programa Quinta Cultural que juntos angariaram os patrocínios para a premiação.
Os patrocinadores do evento foram as entidades Prefeitura Municipal de Xambioá, Hotel Rio Araguaia, Depósito de Material de Construções Boa Vista e Gráfica GPI e as pessoas Professor Francivaldo, Arnadinho e Balduína Costa que são incentivadores do esporte e da cultura local.

A realização do evento além de demonstrar a qualidade do talento dos escritores locais, com certeza despertou em muitos a vontade de se dedicar  à literatura como forma de expressar os sentimentos.

Comentários

  1. Que coisa boa .Espero que eventos como.esse se repitam, pois a cultura molda.o destino de um povo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Neno Vaz e Daniela Pontes oficializam o matrimônio em Xambioá

O contador e a professora trocaram as alianças na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, sob as bênçãos do Padroeiro da Cidade A professora de história Daniela Pontes e o contador Neno Vaz , de Xambioá, oficializaram a união em casamento realizado no dia 02 dedezembro, na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, na presença de amigos e familiares, em uma cerimônia marcada pela emoção, pela alegria e pelos votos de felicidade. O casal recebeu os pparabénse os votos de felicidade dos convidados, dentre eles várias autoridades de Xambioá, Piraquê, Nazaré e diversos municípios vizinhos e do entorno de Xambioá, no Hotel Tomazini, em um almoço regado à descontração e cumprimentos pela união dos dois. Os papais do pequeno Miguel Vaz foram casados em cerimônia presidida pelo Pároco Local de Xambioá, o Sacerdotes Católico Eliezio Nascimento que em sua homilia falou sobre a união dos casais e o amor cristão. Neno Vaz que é de família tradicionalmente católica apostólica romana destacou que ...

Câmara Municipal de Xambioá aprova Projeto de Lei que cria novas secretarias e diretorias

Medida visa fortalecer a administração pública e promover ações voltadas para habitação e direitos da mulher. A Câmara Municipal de Vereadores de Xambioá aprovou, em Sessão Plenária Extraordinária realizada nesta terça-feira (14), um projeto de lei que cria novas secretarias e diretorias na estrutura administrativa do município. A proposta foi apresentada a pedido do prefeito Dr. Mayck Câmara e tem como objetivo aprimorar a gestão pública e atender demandas específicas da população. De acordo com a lei aprovada, as seguintes secretarias e diretorias foram criadas: 1. Secretaria Municipal de Habitação 2. Secretaria Municipal de Indústria e Comércio 3. Diretoria de Proteção e Direito da Mulher 4. Diretoria de Regularização e Assuntos Fundiários Um dos pontos destacados na nova estrutura administrativa é que a Pasta da Habitação será desvinculada da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, que passará a ser chamada apenas de Secretaria Municipal de Assistência Social. Essa ...

Luiz Alves Pereira, pioneiro da educação, política e administração pública é homenageado com nome de Avenida em Xambioá

O projeto foi apresentado na Câmara Municipal pelo Vereador Felipe do Manchão Luiz Alves Pereira (Luiz Professor) é homenageado com nome de uma rua em Xambioá, no Norte do Tocantins, após aprovação de Projeto, de autoria do Vereador Felipe do Manchão, que altera o nome da Avenida C, no Setor Leste, para Avenida Luiz Alves Pereira. Luiz Alves Pereira, conhecido como Luiz Professor, faleceu no dia 26 de março, aos 77 anos de idade, vítima de infarto, o pioneiro do Município de Xambioá, foi Professor, no entanto exerceu diversas funções além do magistério, como por exemplo, a de Secretário de Finanças e Fazenda do Município em várias administrações municipais (1971-1973, 1992-1996, 2009-2012), foi Vereador, inclusive assumiu a função de relator da primeira Lei Orgânica do Município, destacou-se também como técnico contábil e de forma pioneira instalou um escritório de contabilidade em Xambioá. "Uma alegria imensa é o que sentimos todos que tivemos a oportunidade de conhecer e con...